domingo, 17 de fevereiro de 2013


Lego do Futuro



Hoje em dia, tecnologia não é grande novidade para as crianças. Muitas delas pulam direto do ursinho de pelúcia para o primeiro tablet; isso quando não dominam os smartphones dos pais antes mesmo de falar. De olho nessa nova geração, um engenheiro formado no MIT criou recentemente os ATOMS.
À primeira impressão, o brinquedo mais parece uma evolução “hi-tech” do Lego. Os ATOMS também são blocos de construção modular que podem ser combinados para criar novos brinquedos; o mais legal é que cada um desses blocos exerce uma função diferente e ainda pode ser controlado através de um aplicativo no smartphone.
Segundo os criadores dos bloquinhos inteligentes, o ATOMS é uma forma de as crianças construírem brinquedos que fazem coisas. Uma alternativa em vez de comprar algo já pronto e que só faz uma coisa. Os ATOMS são compatíveis com outros brinquedos, como os próprios Legos e outros bonecos; e, melhor, não requerem qualquer conhecimento em programação.
São três categorias de blocos disponíveis: os sensíveis à luz e ao som. Os lógicos, que processam essa informação. E, por último, os de saída; aqueles que executam as ações. Assim, a combinação desses três blocos faz com que as crianças criem novas coisas. Com os ATOMS, as crianças podem aprender brincando sobre a funcionalidade, ciência, tecnologia e engenharia. Os criadores também defendem o uso dos bloquinhos na sala de aula; afinal quer lugar melhor para incentivar a criançada a criar, contruir e inovar?!

veja a reportagem completa no olhar digital


O que é criptografia?

Entenda como funcionam os processos de segurança dos dados na computação


          Para quem gosta de tecnologia e, principalmente, para quem trabalha na área, nunca é demais repetir: o setor está cada vez mais aquecido (e isso não é de hoje). Um recente levantamento de uma revista brasileira especializada em negócios e carreiras contou com a análise de especialistas para identificar as profissões mais promissoras para 2013. O resultado comprova mais uma vez o que acabamos de comentar.
Entre as 30 profissões que mais prometem para este ano, cinco pertencem ao setor de tecnologia; são elas: o CTO (ou diretor de tecnologia), o analista de SEO, o especialista de Mobile Marketing, o profissional de Links Patrocinados e o já consagrado analista de Mídias Sociais.
"Nestas áreas tem poucas pessoas desempregadas. Isto não quer dizer qualidade, falta mão de obra qualificada. Nós procuramos um profissional que tenha perspectiva de crescimento", comentou Gabriel Kenski, diretor de negócios da Media Factory.
As duas primeiras ocupações requerem uma formação mais técnica. Mais do que isso, o diretor de tecnologia também precisa ter um perfil empreendedor. Já o profissional de SEO, o responsável pela estratégia que vai fazer com que o site da empresa esteja sempre bem posicionado nos mecanismos de busca como o Google, precisa saber fazer uma programação limpa e bem escrita.
O setor de Mobile Marketing ainda dá os primeiros passos no Brasil, mas tem tudo para viver um período de expansão em 2013 graças à popularização de smartphones e outros dispositivos móveis. Precisa explicar mais porque essa profissão também promete este ano?!
Assim como o especialista em Mobile Marketing, o analista de mídias sociais e também o profissional da área de links patrocinados não precisam ser assim tão técnicos; por outro lado, precisam saber se comunicar muito bem e construir uma imagem relevante da empresa para o público.
"Links patrocinados é hoje uma das áreas que pode gerar maior resultado financeiro dentro do meio online. A operação é extremamente específica. Você opera o AdWords do Google e tem que entender a lógica e algoritmo. Não é fácil", diz Gabriel Kenski, dir. negócios / Media Factory ((6’11” até 6’56”))
Ainda que não haja formação específica para nenhuma dessas áreas, o profissional precisa se manter sempre atualizado.
"Para ter mais facilidade no SEO, eu tive que aprender a programar. A partir daí você tem que estudar e aplicar nos sites que você trabalha", explica Eduardo Tamaki, analista de SEO.
Para estes profissionais não faltam vagas; ao contrário, sobram! Os salários também são muito atraentes, podendo começar a partir dos dois mil reais para um estagiário ou um novato de mídias sociais, passando por uma faixa entre oito e quinze mil para o profissional de links patrocinados e chegando facilmente aos 30 mil reais para um diretor de tecnologia. Ainda assim, o assédio a esses profissionais costuma ser grande.
"Conseguir bons profissionais está cada vez mais caro, especialmente em São Paulo", diz Kenski.
Se você já é da área de tecnologia ou pretende entrar nessa promissora carreira, tenha algumas dicas importantes em mente: o inglês é obrigatório e, além disso, você manter a incessante busca pelo conhecimento. Sites específicos sobre cada assuntos e até palestras e cursos virtuais podem ser facilmente encontrados na internet. Ah, uma base numérica também é indispensável.
"Mesmo que a pessoa não tenha uma formação técnica, ela vai precisar entender conceitos matemáticas e é muito voltado para resultado. Deve lidar com estatística e conceitos que vão ajudar a lidar com a campanha melhor", finalizou Kenski.
Para conhecer mais sobre essas profissões promissoras para 2013, no link que segue abaixo do vídeo desta matéria você fica sabendo mais sobre cada uma delas. Aproveite também para rever nosso retrato do setor de tecnologia que fizemos no final de 2012. Fique ligado e aproveite esta oportunidade. Boa sorte.


veja a matéria completa no olhar digital.